solidariedade

Campanha Junho Vermelho quer chamar a atenção para a doação de sangue


Foto: Ronald Mendes (Arquivo Diário)
Ações vão ser desenvolvidas ao longo do mês para alertar a população sobre a importância da ação que salva vidas

Teve início, na sexta-feira, a campanha Junho Vermelho, que busca conscientizar a população sobre a importância da doação sangue. A ação é fundamental para os bancos de sangue, que, além de já enfrentarem a baixa adesão de doadores nesta época do ano, estão com seus estoques comprometidos por conta da greve dos caminhoneiros.

Husm cria sistema de senhas e chamada eletrônica para agilizar atendimento

O Junho Vermelho é o único mês colorido que traz a mensagem de cuidar do outro.  

- Quem doa sangue tem o foco na necessidade de outra pessoa e o único benefício é o prazer indiscutível de ajudar e fazer o bem - explica Debi Aronis, uma das organizadoras do Movimento Eu Dou Sangue. - Dar sangue é dar de si, é dar do seu tempo, é se importar com mais alguém - complementa. 

Em Santa Maria, a doação de sangue pode ser feita no Hemocentro Regional, que fica na Alameda Santiago do Chile, 35, Bairro Nossa Senhora de Lourdes. No local, o candidato a doador recebe as orientações para colaborar com a campanha. Inicialmente, a pessoa passa por uma triagem na qual é aplicado um questionário de 60 perguntas, com desdobramentos que podem totalizar 120 questões.

Chega a 485 o número de casos de toxoplasmose confirmados em Santa Maria

Essa etapa antecede a doação e exige sinceridade do candidato a doador ao responder. O cuidado é para evitar a transmissão de doenças aos pacientes que vão receber a doação. 

A campanha Junho Vermelho busca chamar a atenção das pessoas para a importância da doação regular de sangue. A ideia surgiu em 2011, quando as irmãs Debi Aronis e Diana Berezin lançaram o Movimento Eu Dou Sangue, no Estado de São Paulo, motivadas por um episódio familiar. Em 2017, o Movimento Eu Dou Sangue calculou, extraoficialmente, que houve aumento de 25% das doações em junho, em relação a 2016.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

19 pessoas precisaram ser internadas por causa da toxoplasmose em Santa Maria

Hospitais de Santa Maria seguem com restrições na alimentação, internações e cirurgias Próximo

Hospitais de Santa Maria seguem com restrições na alimentação, internações e cirurgias

Saúde